Expedition Racing And Sleep Strategy por Nicky Davies

A experiente Nicky Davies oferece neste artigo importantes dicas para quem pretende iniciar-se em Corridas de Aventura.
(O resumo que apresentamos é mais uma interpretação do que uma tradução)
(...) A autora define "expedition races" por a mais longa competição multi-desportiva em sistema "non-stop", onde continuamente, noite e dia e de forma mais ou menos auto-suficiente, as equipas progridem, trocando de equipamento e abastecendo-se nos pontos de transição e assistência designados pela organização.
Planeamento pré-competitivo
Quer para os organizadores quer para as equipas este tipo de provas implicam um enorme dispêndio de tempo, dinheiro e coordenação de factores administrativos, logísticos e técnicos.
Antes de iniciar o planeamento é necessário ter em consideração:
- Além do patrocinador da equipa, são necessários apoios para colmatar as necessidades de alimentação e bebidas energéticas, vestuário e equipamento;
- Como é uma competição de equipa, é necessário reforçar a comunicação e o divertimento entre os membros do grupo (aparentemente, as equipas que parece não levarem a competição a sério são as que terminam a prova);
- Com quem queres competir?
- A organização e o acondicionamento da bagagem é horrivel, mas alguém tem de o fazer. Não fiques assustado: delega e talvez encontres o membro da equipa que até gosta de o fazer.
- Garante que tudo está bem identificado. Faz listagens e etiquetas de todo o equipamento pessoal e alimentação de modo a que tudo possa ser fácilmente localizado.
- A equipa de apoio trabalha duro como qualquer competidor, é necessário compreender que nada é perfeito...

So, lets say you’ve got the team, you are as organised as you’ll ever be, you’ve trained so much you are fed up with it, and at last you are about to start your first non-stop multi-day race. Hooray……

Racing
É a equipa é o elo fundamental que permite regular o esforço, as expectativas, a frustração e, portanto, atingir os objectivos.
Aqui estão algumas tácticas que funcionam connosco;
* Mantenham-se bem juntos, vão necessitar de comunicar constantemente.
* Os elementos da equipa devem manter todos o mesmo andamento. Podem trocar as mochilas leves/pesadas, usar o reboque, etc.
* É necessário ter uma estratégia de equipa para alimentação e hidratação. Todos devem comer algo em cada 1:30 h. E ainda mais importante é manter-se bem hidratado.
* Devem cuidar uns dos outros. Partilhar tudo; comida, pastas dos dentes, repelente.
* Não deixar todas as decisões para a mesma pessoa. Rever todas as opções de navegação e garantir que todos sabem onde está o próximo CP.
* Não perca o mapa!
* Não espere que tudo vai correr na perfeição, mantenham-se no caminho porque as coisas também podem estar a correr mal para outras equipas.
* É necessário um esforço suplementar de concentração quando se progride na proximidade de outras equipas. Aproveita o momento social mas não te distraias, é nestes momentos que ocorrem decisões erradas.
* Planifica o que vais precisar na próxima transição/assistência antes de lá chegar.
* Planifica uma estratégia de repouso/dormida que resulte. Esta é uma questão chave e não existe nenhuma solução universal. A autora refere que numa competição de 5 ou 6 dias (e noites) a sua equipa dorme em média 1:30 h por noite. No entanto, quando a equipa está muito cansada, sestas entre 10 a 40 minutos podem resultar como uma noite de sono profundo.
Para estas "Super sestas" toda a gente está pronta... de preferência numa tenda junto ao local de transição/assistência, ou então no melhor abrigo que encontrares. Se etiver muito frio talvez seja melhor esperar pelo calor solar ou então aninhem-se com toda a roupa que tenham. Depois convençam-se, e aos outros, que dormiram muito mais e melhor do que na realidade.
Algumas alucinações podem ocorrer. Se ocorrerem no final da prova, não te preocupes e continua ... mas se ainda faltar muito caminho para percorrer é melhor dormir.

Depois de completar uma prova ...

* Vais aprender muito acerca da espantosa capacidade de resistência do teu organismo
* Ver alguns locais incríveis... viajar à noite poder ser verdadeiramente especial, sobretudo nas montanhas
* Adormecer "em cima de toda a folha"
* Conhecer pessoas brilhantes e novas culturas
* Descobrir que podes ser muito forte fazendo parte de uma equipa, quando tens de correr superando-te a ti prório.

Its unique. Give it a go if you get the opportunity.

Nicky Davies has an impressive record of achievement, often racing with her 3 brothers. She has won Adrenalin Rush twice and was on the winning team at the first British Championships in 2002. In the World Championships in Switzerland her team finished 7th and at the 2002 Southern Traverse they were 3rd. No matter what the situation Nicky always seems to be able to think of others and manage a smile.]
ver o original



<< Regressar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?